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Comida boa em restaurantes corporativos: um diferencial que aguça os cinco sentidos

É natural que, na busca pelo melhor restaurante corporativo para a sua empresa, você tenha como principal objetivo, encontrar um fornecedor de comida boa, afinal, estamos falando das refeições dos colaboradores.

Mas você já parou para pensar no que realmente significa “comida boa” e como as refeições podem se tornar mais – ou menos – agradáveis quando pensamos nos outros sentidos além do paladar?

Como escreveu Susana Fiszman, da Sociedade Espanhola de Bioquímica e Biologia Molecular, “o ato de comer é uma experiência sensorial complexa” e, por aqui, é indispensável para nós entendermos tudo o que essa experiência exige e as particularidades de um restaurante corporativo.

Os cinco sentidos e como eles percebem a comida boa

Do barulho dos talheres à apresentação dos pratos, das flores expostas no restaurante à louça disponível para se servir, cada um desses detalhes influencia na experiência final de quem frequenta um restaurante, seja ele corporativo ou não.

Não adianta servir a comida mais saborosa do mundo em um ambiente desconfortável, por exemplo. Quanto mais alinhados os sentidos, mais agradável a experiência será e, em termos de restaurantes corporativos, melhor será o retorno ao trabalho após a refeição.

Vamos entender melhor como cada sentido afeta a percepção sobre a alimentação?

Visão – Ouvimos muito por aí o termo “comer com os olhos” e ele está corretíssimo. A visão desempenha um papel crucial na forma como percebemos a comida, já que a aparência dos alimentos pode estimular ou desencorajar o nosso apetite, isso desde que somos crianças. 

Pratos bem preparados, com cores vibrantes e apresentações atraentes tendem a ser mais convidativos, estimulando a vontade de comer, mesmo se a receita ou o ingrediente em questão for algo que a pessoa não está acostumada.

O mesmo serve para o ambiente, como falamos em outro texto aqui do blog, a forma como percebemos o local do restaurante também pode nos deixar mais confortáveis na hora de desfrutarmos o momento da refeição.

Olfato – Quando sentimos os aromas que emanam de um prato, nosso cérebro começa a antecipar os sabores que estão por vir, aumentando a expectativa antes mesmo da primeira mordida.

Quando falamos de gastronomia afetiva, esse sentido torna-se ainda mais importante, já que sentindo o cheiro de algumas preparações, evocamos instantaneamente memórias afetivas que tornam a comida ainda mais gostosa.

Audição – Embora menos óbvio, e até esquecido, este sentido também desempenha um papel na forma como experimentamos a comida. O som de uma casca crocante, por exemplo, pode adicionar uma dimensão extra à nossa apreciação culinária.

Além disso, o som ambiente também pode melhorar – ou piorar a experiência. E não estamos falando só de música, mas também na busca por um local que tenha um menor número de pessoas circulando, com uma área de limpeza em que o barulho de pratos e talheres não incomode, entre outros.

Tato – Este está relacionado à textura dos alimentos. Sabe quando pensamos “quero comer algo suculento?” e imaginamos uma massa com bastante queijo? É o tato falando! 

A maneira como a comida sentimos a comida em nossa boca é extremamente importante para a nossa experiência, inclusive na hora de variar o uso de um ingrediente. É isso o que fazemos, por exemplo, trocamos a cenoura cozida que pode não ser tão agradável para uma ralada que acrescenta crocância às saladas.

Paladar – É o sentido mais óbvio, afinal, é como degustamos de fato as refeições. Buscar temperos naturais, preparos fora do óbvio e a reprodução de comidas que evocam o “gostinho de casa” são alguns dos nossos diferenciais na hora de preparar o que fazemos de melhor: comida boa. 

A comida boa preparada por um time de experts

Para garantir que os cinco sentidos sejam aguçados e agradados, oferecendo assim a melhor experiência possível dentro de um restaurante corporativo, nosso time de Gastronomia trabalha sempre com o objetivo de criar receitas que estimulem todas essas sensações.

Todo o nosso cardápio é desenvolvido por chefs, além de ser testado diversas vezes antes de ser disponibilizado aos clientes, com a garantia de que as refeições que oferecemos sempre oferecerão uma experiência exclusiva, completa e prazerosa, digna de um restaurante cinco estrelas, mas sem sair do ambiente de trabalho.

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