priscilla-du-preez-W3SEyZODn8U-unsplash

Compartilhe:

Alimentação coletiva: o poder das refeições em grupo em um mundo de telas

Um bom prato de comida caseira e reconfortante é a melhor pedida para quebrar a rotina! 

Muitas horas em frente ao computador, smartphone ou tablet. Lanchinhos rápidos e calóricos ao invés de alimentação coletiva e saudável.

Você deve ter se identificado com essa rotina, afinal grande parcela dos brasileiros vivem dessa maneira. Atualmente, tudo é pra ontem, uma correria danada, sem tempo para respirar. 

E quando dá para relaxar, não saímos de frente da tela. Passamos longas horas maratonando séries, navegando pelas redes sociais e jogando video-game. Ou seja, vivemos pendurados nos aparelhos eletrônicos. 

Sem dúvida, eles nos ajudam em diversas tarefas diárias. Por exemplo, podemos fazer as compras do mês, adquirir remédios e pagar contas.

Além disso, computadores, smartphones e tablets encurtaram distâncias, revolucionaram a nossa maneira de se comunicar. Com eles, ficamos bem informados em questão de segundos. 

Multitelando na hora da alimentação

Segundo a Common Sense Media, organização norte-americana sem fins lucrativos, 78% dos adultos ficam, em média, 9 horas 22 minutos em frente às telas. Ou seja, quase metade do dia.  

Outro levantamento, realizado pela App Annie e divulgado pela Forbes, coloca o Brasil no topo do ranking dos países que mais gastam tempo em aplicativos, com uma média de 5.4 horas por dia. 

Esse excesso pode causar ansiedade e elevar os níveis de estresse, que já costumam ser altos por conta da rotina desgastante. 

As pessoas andam mais estressadas

Dores de cabeça, ansiedade, cansaço constante, mau humor e falta de apetite, esse são alguns dos sintomas do estresse, uma reação do nosso organismo em resposta a situações de ameaça ou pressão. 

De acordo com o levantamento realizado pela Organização Mundial da Saúde (OMS), em 2020, 90% da população mundial apresentava sintomas de estresse.

Portanto, fica claro que passar longos períodos em frente a aparelhos eletrônicos faz mal à saúde. Além da parte mental, citada acima, a parte física também é afetada. 

As milhares de opções de entretenimento oferecidas na Internet fazem as pessoas passarem horas e mais horas deitadas ou sentadas. Se juntarmos o sedentarismo e a rotina desgastante aos maus hábitos alimentares, não há corpo que aguente.

Precisamos quebrar a rotina! 

Além de cuidar da saúde, precisamos quebrar a rotina, deixar de lado os aparelhos eletrônicos e viver o momento. Mas sabemos que essa tarefa não é tão simples, principalmente durante o trabalho. 

Pensando no bem-estar dos colaboradores, a Cucinare oferece esse momento de pausa e desconexão por meio da alimentação coletiva. Afinal, não há jeito melhor para recarregar as energias e quebrar a rotina do que com comida boa, comida caseira, reconfortante e saudável, certo?

Serviços que apostam em pratos elaborados por chefes, que utilizam apenas ingredientes de alta qualidade e buscam agradar aos paladares mais exigentes são cada vez mais essenciais. Esses pratos, acompanhados de um papo descontraído, sem a interferência de aparelhos eletrônicos, têm o poder de mudar o dia das pessoas. 

A Cucinare vai além, graças a seu departamento de marketing, responsável pelo desenvolvimento de eventos. No mês de junho, por exemplo, por que não quebrar a rotina dos colaboradores com uma festa junina? 

Vale lembrar que essa quebra de rotina também pode acontecer longe do trabalho, especialmente no momento da pandemia, para elevar a qualidade de vida das pessoas.

Razões para sua empresa implementar um espaço de alimentação coletiva

No Brasil, mesmo com o fornecimento de vale-refeição, o acesso a uma alimentação equilibrada ainda é um desafio.

Diante desse cenário, empresas que se preocupam com a saúde de suas pessoas têm buscado maneiras de garantir que eles tenham acesso a refeições nutritivas.

Uma boa solução é investir em um espaço de alimentação coletiva. Confira a seguir os motivos que fazem dessa iniciativa a melhor decisão:

  • Criação e acompanhamento de programas de incentivo à alimentação saudável;
  • Prevenção de diabetes, hipertensão, enxaqueca, depressão, entre outras doenças;
  • Promoção de integração espontânea dos colaboradores;
  • Favorecimento das relações interpessoais;
  • Fortalecimento da cultura da empresa;
  • Redução de deslocamento nos horários das refeições e, consequentemente, dos atrasos para o retorno ao trabalho;
  • Promoção de um tempo efetivo de descanso entre um turno e outro. 

Implementar todos esses benefícios é mais simples do que se possa imaginar. Basta contar com a parceria de quem entende de refeições corporativas. A Cucinare oferece toda a configuração de que seu negócio precisa para oferecer esses momentos aos seus colaboradores.

Compartilhe:

Você também vai gostar de: