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Retenção de Talentos: Iniciativas Para 2023

Uma das principais preocupações das empresas é manter bons profissionais em sua equipe e criar engajamento com seus projetos. Desafiador? Sim! Mas isso é possível e te contamos como.

Profissionais focados na satisfação dos clientes são um dos principais ativos de qualquer empresa para se destacar em contextos cada vez mais competitivos. É por isso que eles merecem uma atenção especial quando discutimos métodos efetivos para retenção de talentos.

Valorizar as pessoas, tal como suas individualidades e experiência, é e sempre será uma tendência, inspirada em modelos de sucesso, aplicadas em empresas como o Google. É preciso, antes de qualquer coisa, pensar no bem-estar e no cuidado com os colaboradores. 

No meio corporativo, estar atento a essa demanda pode ajudar a se reinventar e se destacar em meio a concorrência, como você vai ver a seguir.

O desafio da rotatividade empresarial 

Os profissionais de RH estão cada vez mais empenhados em criar uma base de dados para mapear o famoso “turnover” dentro das empresas. O termo técnico é usado para designar a rotatividade das pessoas e pode gerar insights sobre os motivos da saída de bons profissionais. 

Uma pesquisa global recente, realizada pela Robert Half, mostra um dado preocupante. O Brasil é o país onde houve o maior aumento de rotatividade entre as empresas, sobretudo de varejo, com porcentagem de 82% desde 2010. Para se ter uma ideia, a média mundial é de 38%. 

A entrada e a saída frequente de pessoas na corporação é prejudicial por várias razões. As principais são elevação de custos e impacto na atuação da empresa com recolocação e tempo despendido no treinamento de novos colaboradores.

Tudo isso pode criar uma imagem negativa no cenário no qual a empresa atua. Afinal, uma organização que não valoriza a retenção de talentos tende a não ser saudável e nem atrativa para a permanência das pessoas.

Isso sem contar no constante trabalho de integração dos colaboradores recém-chegados à cultura organizacional da empresa, que pode levar à ideia da falta de renovação e crescimento frente ao mercado.

Para evitar esse cenário, é importante focar em melhores resultados e na permanência do pessoal. Elencamos a seguir algumas dificuldades e como alguns ajustes já podem solucionar esse problema:

Clima organizacional desinteressante

Trabalhar em um ambiente em que se observa um constante clima desagradável entre os colegas pode criar um sentimento de rejeição. E as coisas funcionam em cadeia: o ambiente favorece a saída de uma pessoa, que gera a sensação de rotatividade, que gera insegurança, que gera a perda de interesse dos colaboradores.

O mesmo vale para os elementos estruturais da organização.  Más condições, luminosidade inadequada e ausência de espaços que possibilitam a descompressão e o fortalecimento das relações interpessoais são algumas das causas do desinteresse.

Para evitar esse cenário, é fundamental criar um ambiente de trabalho favorável que estimule a produtividade e a inovação. Planos de ação que contemplem o descanso,  conforto da equipe e a descontração devem fazer parte da cultura da empresa.

Acreditar na ideia de chefe e não de líder

O chefe pressiona mais os subordinados e não se relaciona com a equipe. Essa persona é interpretada como aquela que demonstra os erros e não evidencia os acertos, de modo que cria uma distância entre ela e o próprio time.

O líder age de forma que os colaboradores se sentem inspirados a seguir. É mais ativo, escuta as pessoas, acompanha no dia a dia de trabalho, enfatiza a força da equipe, os bons resultados e incita ações coletivas e de quebra de rotina.

Ausência de Feedback

É desafiador para o profissional realizar as funções do cargo sem receber um retorno por parte do líder imediato. Isso dificulta o processo de engajamento do profissional e dispersa o foco dos rendimentos, dos objetivos, das metas e dos valores da empresa.

Feedbacks construtivos e personalizados podem fazer a diferença na satisfação. Todos querem evoluir e crescer, portanto, esse é o momento de apontar melhorias, parabenizar pelo empenho de metas alcançadas e recompensar os méritos, seja com um aumento salarial, um presente especial ou até mesmo um elogio.

Falta de reconhecimento para os talentos

Os colaboradores tendem a perder o interesse no emprego se não se sentirem valorizados. Isso pode gerar desmotivação e criar sentimentos negativos de frustração, ansiedade e estresse que podem levar ao esgotamento emocional e até mesmo ao pedido de demissão.

O melhor caminho para evitar esse cenário é o reconhecimento dos esforços dos colaboradores. É preciso identificar e fortalecer os elementos que os mantêm engajados e, com isso, incitar o desejo de permanência. 

Com a disputa de mão de obra qualificada, reconhecer talentos é vital para firmar um diferencial competitivo.

Benefícios escassos ou irrelevantes

Se o pacote de benefícios fornecido pela instituição não for atrativo o suficiente, corre-se o perigo de não gerar interesse em profissionais talentosos para compor o quadro de pessoal. Por isso, o mapeamento de benefícios ideais é fundamental também para a retenção de talentos.

Mesmo que o salário seja importante, ele não é determinante no momento de optar por um cargo. É fundamental ofertar benefícios variáveis, que tendem a chamar mais atenção, assim como a flexibilidade de horário e a possibilidade de home office.

Falta de plano de carreira e talentos

A falta de treinamento, de incentivo ao desenvolvimento profissional e de um programa bem estruturado para escalonamento de carreira são exemplos de um planejamento que desencoraja a busca pela evolução e aprimoramento hierárquico. 

Propor oportunidades de crescimento ao investir nos profissionais contratados, desenvolvê-los e promover suas carreiras, é uma forma de valorizá-los. É importante  aprimorar o capital humano em cursos e treinamentos para qualificá-lo ainda mais.

Comunicação ineficiente

Se a comunicação entre os líderes com a sua equipe tem ruídos, isso irá acarretar diretamente nos resultados de um colaborador, que pode criar considerações equivocadas sobre as atribuições a realizar. 

A falta de entrosamento entre as pessoas pode levar à falta de transparência. Por isso é importante evitar manter informações apenas com um seleto grupo de pessoas quando são necessárias, para um resultado adequado de um projeto.

Facilitar as relações interpessoais e a troca de experiências entre os trabalhadores pode deixar o ambiente mais leve e também incentivar o aprendizado mútuo de assuntos pertinentes à vida e ao dia a dia do trabalho. 

Foco na retenção de talentos para o futuro das organizações

O modelo de gestão que coloca as pessoas em foco é um atrativo para os profissionais que valorizam a experiência do indivíduo. Exemplos de empresas que atuam assim são a Apple, Facebook, Google, Magazine Luiza, entre outras.

Para destacar alguns benefícios fornecidos por estas corporações, encontramos desde barbearias, academias, restaurantes, oficinas de design, espaços de acolhimento em locais abertos, com atividades recreativas e incentivo a atividades físicas.

Além dos exemplos já citados, a Google oferta, por exemplo, lanches, almoços e jantares gratuitos para o seu pessoal, disponibilizando mesas de jogos, todos com acesso a Wi-Fi. A empresa também oferece massagens com foco no bem-estar dos colaboradores.

Dicas para mudanças

Estratégias na retenção de talentos não são complicadas de serem aplicadas. As pessoas querem reconhecimento e se sentir parte do todo, prezam por satisfação no trabalho e qualidade de vida. Por isso, os momentos das relações interpessoais são importantes. 

Partindo dos exemplos, uma das principais medidas para começar pode ser a implantação de um espaço de lazer e descontração. Esses espaços ajudam a desenvolver práticas lúdicas e atividades recreativas que permitem o conhecimento de novas habilidades de forma orgânica.

Os elos devem ir além dos talentos

Lembre-se que seu colaborador é mais do que somente um profissional. Ele tem desejos e sonhos próprios. Por isso, não limite a sua relação a uma questão trabalhista. Espaços temáticos extra-trabalho humanizam a empresa e geram retenção de talentos.

Propor confraternizações de aniversários em datas comemorativas com um lanche diferente, um café da manhã para celebrar conquistas, uma noite de pizza nas reuniões, entre outras medidas, faz toda diferença.

Lembre-se de que a alimentação cria momentos de vínculos afetivos e aproxima o pessoal Isso impulsiona o relacionamento entre as pessoas e aumenta a produtividade.

A retenção de talentos deve ser uma estratégia que se inicia com a seleção do colaborador e deve ser pensada nas sutilezas dos processos laborais para ultrapassar as barreiras do escritório, chão de fábrica, e outros contextos empresariais.

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