An overhead aerial shot of a thick forest with beautiful trees and greenery

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O que é sustentabilidade? Tudo Que Sua Empresa Precisa Saber

O que é sustentabilidade e como ela pode dar um boost de motivação nas equipes de trabalho 

A sustentabilidade empresarial  envolve uma série de medidas que visam o bem-estar dos colaboradores, clientes e, sobretudo, a preservação ambiental

Mais do que nunca, precisamos ser sustentáveis! Porém, você sabe o que é sustentabilidade?

De acordo com cálculos realizados pela Global Footprint Network, em 2021, todos os recursos naturais oferecidos pelo planeta para o ano todo, já haviam sido consumidos muito antes do final do ano, fazendo com que entrássemos na cota de consumo que deveria ser usada apenas para o ano seguinte. 

Com isso, acontece uma reação em cadeia, de recursos cada vez mais escassos. Em resumo, isso quer dizer que o planeta não está dando conta de suprir nossa demanda atual já há algum tempo. 

É como se fosse necessário criar quase duas Terras para dar conta de tudo o que é fabricado e consumido em um ano. Como isso não é possível, é dever de todos os habitantes do globo entender, definitivamente, que medidas sustentáveis devem ser tomadas em prol do bem comum.

Valorizar e preservar o meio ambiente deve fazer parte da nossa rotina e permear diferentes setores e contextos sociais. Nesse cenário, pensar em sustentabilidade empresarial nunca foi tão urgente.  

Velhos conceitos, novos formatos

O mundo conheceu o que é sustentabilidade pela primeira vez em 1987, por meio do Relatório Brundtland, produzido pela Comissão Mundial do Meio Ambiente e Desenvolvimento da Organização das Nações Unidas (ONU).

Esse relatório foi coordenado pela ex-primeira-ministra da Noruega, Gro Harlem Brundtland, e diz que o desenvolvimento sustentável é satisfazer as necessidades atuais, sem comprometer futuras demandas. 

Além disso, o discurso de Brundtland lembra que precisamos conhecer e respeitar os recursos naturais oferecidos pelo planeta em que vivemos. Trata-se de uma reação em cadeia, com o intuito de cuidar e preservar o meio ambiente. 

E ser sustentável é mais fácil do que costumamos imaginar. Abaixo, levantamos ações simples que contribuem para um futuro melhor:

  • Optar por produtos orgânicos ou provenientes de pequenos produtores;
  • Dispensar o uso de carro em um dia da semana;
  • Separar o lixo reciclável;
  • Evitar o consumo exagerado;
  • Adquirir produtos de empresas com responsabilidade socioambiental;
  • Não desperdiçar água e alimentos.

Sustentabilidade empresarial

A cada dia cresce mais o número de empresas com políticas que visam o uso mais consciente de recursos naturais. Segundo a Confederação Nacional de Indústrias, 76,5% das indústrias do Brasil praticam ações sustentáveis. 

Elas sabem da importância de oferecer serviços que não prejudiquem o ambiente. Mais do que isso, sabem que vivemos uma corrida contra o tempo na preservação do planeta. 

“Você colhe o que planta” nunca fez tanto sentido. A Terra vive um colapso ambiental por conta da superexploração dos recursos naturais que vem acontecendo há centenas de anos. 

É inegável o fato de que seguimos consumindo mais do que deveríamos e há um grande movimento de conscientização que busca reverter o cenário, principalmente nas empresas. Mas o que é sustentabilidade no meio empresarial?

Para responder essa pergunta, é importante trazermos para o debate o conceito de ESG, que é  indispensável para empresas. ESG é a sigla para Environmental, Social, Governance (que diz respeito à responsabilidade Ambiental, Social e de Governança).

Eles correspondem a 3 pilares usados para verificar se a organização é ou não comprometida com a sustentabilidade. 

No que diz respeito à parte ambiental, a letra E inclui:

  • Ações para frear o desmatamento e a poluição da água e ar proveniente de suas operações;
  • Utilização de fontes de energia limpa;
  • Descarte de resíduos;
  • Uso de insumos orgânicos.

A letra S carrega questões sociais relacionadas ao bem-estar dos colaboradores:

  • Plano previdenciário;
  • Benefícios e vantagens aos trabalhadores;
  • Programas de treinamento, desenvolvimento e capacitação;
  • Campanhas de incentivo à diversidade e de prevenção ao abuso sexual.

Por fim, mas não menos importante, o G representa a governança, ou seja, como é a administração da empresa e se há a preocupação em servir aos interesses de toda a cadeia. Ele contempla:

  • Condutas anticorrupção;
  • Transparência;
  • Respeito à diversidade.

Fica claro que a sustentabilidade permeia todas as áreas do negócio, desde a escolha de parceiros até o consumidor final.  

A Cucinare, por exemplo, preza pelo desenvolvimento sustentável. Tentamos reduzir ao máximo nossas pegadas e nossa empresa irmã, a Fazenda Copaíba, é uma das iniciativas que estão começando a contribuir com a produção de produtos orgânicos no Brasil. Treinamos nossos colaboradores para que todos lutem para deixar um legado para o futuro, contribuindo para um planeta melhor.

Reação em cadeia

Vale ressaltar que o impacto é positivo para todos os envolvidos. As equipes ficam contentes e empolgadas por estarem contribuindo para o mundo e a empresa ganha espaço no mercado pelo fato de ser sustentável, algo primordial atualmente. 

Só para ilustrar como cada pequena ação conta, vamos ao exemplo do movimento “Segunda Sem Carne”, apoiado pelo ex-Beatle, Paul McCartney.

Veja o impacto positivo que apenas uma pessoa tem ao deixar de consumir produtos de origem animal por apenas um dia na semana:

  • Economia de 3.400 litros de água, equivalente a 26 banhos de 15 minutos;
  • Evita a emissão de 14 kg de CO2, cerca de 100 km rodados por um carro comum;
  • Preserva 24 m² de terras.

Se as empresas adotarem o movimento “Segunda Sem Carne”,  em apenas um dia por semana, o impacto positivo será ainda maior. Isso sem contar na saúde dos colaboradores e na diversificação do cardápio, que são verdadeiros convites ao bem-estar coletivo.

Essas atitudes ajudam na construção de uma imagem positiva da organização que passa a transmitir credibilidade e confiança para colaboradores e parceiros. Em alguns casos, pode até mesmo provocar uma expansão de nichos e aumentar o número de clientes.

Isso pode ser comprovado pela pesquisa realizada pela agência norte-americana, Union + Webster, divulgada pela Federação de Indústrias do Estado do Paraná (Fiep). Segundo o estudo, em 2019, 87% dos brasileiros optaram por organizações com políticas sustentáveis. 

Além disso, 70% afirmam que não se importam se o serviço for um pouquinho mais caro. Isso mostra a preocupação com o meio ambiente e com a adoção de medidas que foquem na qualidade e saúde de todos os envolvidos no processo produtivo.

Como você notou, mais do que saber o que é sustentabilidade, devemos trazer esse conceito para as práticas empresariais.

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