Qualidade

Segundo o dicionário Houaiss, qualidade quer dizer: virtude; propriedade que determina a essência ou a natureza de um ser ou coisa; característica superior ou atributo distintivo positivo que faz alguém ou algo se sobressair.

Já no mundo dos negócios é sinônimo, entre outras coisas, de melhoria contínua e conformidade com requisitos. Isso mostra que definir qualidade não é tão simples assim, pois na mesma palavra observam-se elementos objetivos e subjetivos.

Porém, se conceituá-la é tarefa árdua, vivenciá-la é extremamente simples, basta olhar ao redor. Pessoas de qualidade a aplicam em suas atitudes, em seus relacionamentos e em seus trabalhos, pois em tudo aquilo que fazem, colocam o que têm na mente e no coração.


No ambiente competitivo em que as empresas estão inseridas, a Gestão da Qualidade transformou-se em um fator de importância vital para sua sobrevivência. A busca pela contínua Qualidade tornou-se o caminho, talvez único, para a permanência de muitas organizações no mercado em longo prazo.

A Gestão da Qualidade atua de forma planejada e sistemática implantando metodologias que visem, nas relações internas e externas, a satisfação mútua.

A área de Gestão da Qualidade da Cucinare tem como principal objetivo desenvolver um ambiente no qual as pessoas possam crescer e se desenvolver, expandindo sua capacidade criativa, ampliando e transformando em realidade seus potenciais em seu espaço de trabalho.


A conduta da empresa para garantia da segurança dos alimentos é levada em consideração mesmo antes do início da implantação operacional no cliente. Ela abrange a todas as áreas, principalmente a área Comercial (filosofia de trabalho e adequação de cardápios/padrões); a área de Suprimentos (compra de produtos restritos a fornecedores qualificados pela área responsável); Recursos Humanos (contratação eficiente e treinamento) e a própria área de Qualidade (controle de matérias-primas, fornecedores e sinalizações das condições estruturais de acordo com a legislação vigente).

A empresa atua com altos padrões higiênico-sanitários essenciais para a saúde dos clientes, a fim de minimizar ao máximo os riscos de toxinfecções alimentares. Para a implantação do controle de qualidade dos alimentos é utilizado o Manual de Boas Práticas (MBP) e os Procedimentos Operacionais Padronizados (POP’s), que são documentos obrigatórios para as empresas do segmento alimentício.

De forma geral, esses documentos contemplam orientações que ajustam a organização ao sistema de produção, a higiene e os controles necessários para garantir a qualidade sanitária dos produtos servidos.

Treinamento

A qualificação e a experiência da equipe do Grupo Raízes são os ativos mais valiosos da organização e representam uma empresa dedicada ao mais alto padrão de prestação de serviços.

Por se tratar de um serviço altamente personalizado, os produtos são produzidos e servidos por equipes bem preparadas e comprometidas com este trabalho, obtendo-se assim o resultado esperado pelo cliente.

Programa de Treinamento

Um sistema eficaz de treinamento é fundamental em uma organização, especialmente no segmento de prestação de serviços.
Os principais objetivos do Programa de Treinamento da Cucinare são:

• Assegurar que os profissionais estejam preparados antes da sua efetivação;

• Orientar, formar e integrar os profissionais na filosofia de trabalho da empresa, capacitando-os para o desempenho das suas funções, dentro de padrões pré-estabelecidos;

• Aprimorar e aperfeiçoar o potencial dos profissionais identificando os mais qualificados para novos desafios, oportunidades e ascensão a novos postos de trabalho;

• Contribuir para a preparação de agentes multiplicadores de treinamentos.

Considerando que os profissionais são indivíduos com necessidades a serem satisfeitas, o objetivo maior é ter uma equipe consciente de que sua força coletiva é maior do que o esforço individual, por isso todos recebem treinamento, formação, capacitação e motivação.
A recompensa de um trabalho bem feito é um direito do profissional e representa um dos princípios da nossa organização.

As auditorias têm como propósito verificar a eficácia do sistema de qualidade implantado, avaliando o cumprimento dos procedimentos estabelecidos e servindo como mecanismo de retroalimentação e aperfeiçoamento do próprio sistema.



O objetivo de selecionar os produtos e fornecedores é assegurar que os produtos adquiridos e os serviços contratados atendam as exigências e os requisitos especificados pelo Sistema de Gestão da Qualidade Cucinare - SGQ.

A busca incessante pela segurança dos alimentos servidos é uma das atividades de maior importância para a empresa e faz parte de sua cultura.
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